Indústria de Soro em Pó, Leite em Pó e Leite Condensado

A Indústria de soro em pó, leite em pó e leite condensado está na última fase. Em breve teremos mais produtos na mesa da família brasileira.

História da Coopernova

A COOPERNOVA - Cooperativa Agropecuaria Mista Terranova Ltda, foi fundada em 31 de Outubro de 1987, por desmembramento da Coopercana - Cooperativa Agropecuaria Mista Canarana Ltda, por 201 associados.

Nossa sede administrativa está localizada no Municipio de Terra Nova do Norte, extremo norte do Estado de Mato Grosso, distante 650 Km da capital do Estado, Cuiabá.Desenvolvemos atividades agropecuarias nos Municipios de Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Carlinda, Colider, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã  do Norte,  sendo  em  sua  maioria,  cerca  de  98%,   agricultores familiares, cujas propriedades fazem parte de diversos assentamentos do INCRA na região, totalizando emDezembro de 2010, 2.393 associados.

Possuimos um parque agroindustrial constituido de industria de laticínios, fábrica de ração e suplementos minerais, industria de beneficiamento de frutas, com o objetivo de beneficiar e industrializar nossa produção.Possuimos ainda para atender nossos cooperados 06 unidades de atendimento, sendo 03 no Municipio de Terra Nova do Norte e as demais nos Municipios de Nova Guarita, Colider e Guarantã do Norte, composta por lojas de produtos agropecuarios, postos de recebimento de leite e unidades de recepção de grãos.

Industria Laticínios

Nossa principal atividade desenvolvida é a bovinocultura de leite, sendo produzidos diariamente cerca de 122.000 litros de leite (05/2013).

A base do rebanho são as raças Gir e Holandês, predominando o cruzamento das duas raças, que se adaptam muito bem ao clima quente e úmido da região. A alimentação é quase em sua totalidade no “regime a pasto” com suplementação alimentar no período seco do ano, de maio a setembro.

Atualmente são 1.510 associados que produzem leite em sua maioria agricultores familiares. A média de produção por propriedade é de 80 litros diários, que são depositados em resfriadores individuais e/ou comunitários, coletados a cada ciclo de no máximo 48 horas, em caminhões com tanques isotérmicos, destinados à Indústria de Laticínios com sede no Município de Terra Nova do Norte, com área construída de 2.300 m2.

Diariamente são produzidos queijos do tipo mussarela, prato, provolone, coalho, parmesão e outros derivados como manteiga, creme de leite, requeijão cremoso, doce de leite e bebidas lácteas, comercializados no Estado de Mato Grosso e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro..

Fábrica de Polpas

A fruticultura  com  o  cultivo  de  frutas  tropicais  e típicas  da  região amazônica também vem sendo desenvolvida como forma de diversificar e proporcionar opções de geração de renda.

Atualmente (05/2013) são 249 associados que desenvolvem a atividade, cujas áreas cultivadas estão localizadas no Municipio de Terra Nova do Norte.

São cultivadas  em  ordem  de importância  maracujá, cajú, manga,acerola, cupuaçu, abacaxi, tamarindo, goiaba, gravíola, açaí,  taperebá  ou  cajá, processadas  na  forma de polpas, além da produção da castanha de cajú.

Além destas frutíferas  estão sendo introduzidas para cultivo a uva e o morango através de Unidades de Observação, ampliando a base de produção de matéria prima para a indústria de polpas naturais.

As polpas após processadas, são embaladas em embalagens de 100 e 1.000 grs para atendimento ao mercado institucional e varejo e em embalagens de 180 Kgs para suprimento as industrias para reprocessamento,

Nossos produtos são comercializados no Estado de Mato Grosso, nos Estados da Região Sudeste, Sul, sendo nossos principais mercados os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Fabrica de Rações

Instalada em 1998, com capacidade para processar 5 toneladas/hora de rações e concentrados, a Unidade de processamento de rações, concentrados e suplementos minerais atualmente tem capacidade para produzir até 10 toneladas/hora em uma área construída de 2.000m2.

Os produtos processados são específicos para bovinos, aves, suínos e ovinos, destacando a produção de rações e suplementos minerais para o rebanho leiteiro. As matérias primas utilizadas são adquiridas na região de produtores associados e não associados e de industrias de processamento de soja do Estado.

Os minerais são adquiridos de fornecedores de outros Estados. As rações, concentrados e suplementos minerais são entregues aos associados em suas propriedades em todos os Munícipios de abrangência através de frota própria.

Loja de Frios

Em 2012, a Coopernova colocou a disposição de seus associados e comunidade em geral na cidade de Terra Nova do Norte uma loja de varejo para a venda de produtos produzidos pelas agroindústrias e de produtos coloniais.

Neste espaço, são comercializados todos os derivados de leite,  polpas de diversas frutas, doces, conservas, vinhos, frutas in natura, verduras, legumes e  tubérculos, embutidos, defumados e outros produtos.