2012 é o Ano Internacional do Cooperativismo

Cooperativas constroem um mundo melhor!

Publicado em 24 de Agosto de 2012 às 16:50

“Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida”. Esse conceito, apresentado no Congresso Centenário da Aliança Cooperativista Internacional (ACI), em 1995, na cidade de Manchester (Inglaterra).

 

Em 2012, é preciso buscar uma reflexão sobre a cultura da cooperação, já que este é o Ano Internacional do Cooperativismo, fruto da estreita relação entre a ACI e a ONU (Organização das Nações Unidas). As duas instituições têm como objetivo comum buscar o desenvolvimento econômico sustentável, a mitigação da pobreza e a intercooperação. Dessa aproximação, resultou, em 2009, a Resolução A/RES/64/136, que institui o ano comemorativo.

 

“Cooperativas constroem um mundo melhor”. Este foi o slogan escolhido para nortear as ações de 2012. A temática reflete não apenas o espírito cooperativista, mas também o compromisso do segmento com o desenvolvimento global. Com isso, a ONU sugere o desenvolvimento de ações ligadas ao empoderamento feminino, a inclusão de jovens no mercado de trabalho e ao empreendedorismo, que mostram o cooperativismo como instrumento para geração de renda e, conseqüentemente, redução da pobreza.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.