Comitês Educativos da COOPERNOVA: participação dos associados na gestão da cooperativa.
Os Comitês Educativos da COOPERNOVA são espaços de formação, informação e discussão sobre os procedimentos realizados pela cooperativa, trazendo reclamações e sugestões para melhorar os serviços da mesma.
Publicado em 29 de Dezembro de 2016 às 07:29Comitês Educativos da COOPERNOVA: participação dos associados na gestão da cooperativa.
Os Comitês Educativos da COOPERNOVA são espaços de formação, informação e discussão sobre os procedimentos realizados pela cooperativa, trazendo reclamações e sugestões para melhorar os serviços da mesma. Estes foram formados em 1996, para auxiliar as decisões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração e permanecem até hoje, informando os associados sobre os programas oferecidos pela cooperativa e tirando dúvidas sobre os procedimentos da COOPERNOVA.
Os comitês funcionam da seguinte forma: os associados se reúnem uma vez por mês nas comunidades em que estão inseridos, discutindo sobre a comunidade e os serviços da cooperativa, o secretário do comitê lavra a ata da reunião e o presidente do comitê anota as reclamações, sugestões e opiniões dos associados e leva para a reunião do comitê central, na qual participa o secretário da COOPERNOVA e os demais representantes, que apresentam as reclamações e sugestões de suas comunidades, é redigida uma ata dessa reunião e repassada para a Diretoria Executiva e Conselho de Administração que toma as decisões para melhorar os serviços da cooperativa.
Neste ano de 2016 foi realizado um trabalho de Educação Cooperativista nos comitês, discutindo os princípios do cooperativismo, o funcionamento da COOPERNOVA e os direitos e deveres dos associados na cooperativa, conscientizando os associados da importância da participação na vida societária da cooperativa, participando de cursos, programas e eventos que a mesma oferece.
Também foram realizados cursos de interesse dos participantes dos comitês, além de definir a missão da cooperativa: “Promover o desenvolvimento social, econômico e tecnológico dos associados”.
Em 2017 vamos continuar esse trabalho de conscientização e formação dos participantes dos comitês e trazer cursos para informar nossos associados, para desenvolver nossa missão e atingir nossa visão: ser referência nacional em sustentabilidade e autogestão no nosso ramo de atuação.