COOPERNOVA DESENVOLVE PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES

Na 1ª etapa do Programa foram atendidos 14 produtores nos municípios de Terra Nova do Norte, Colíder e Guarantã do Norte com o objetivo de produzir 45 prenhezes.

Publicado em 16 de Fevereiro de 2018 às 08:23

A Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda – COOPERNOVA, através de seu Departamento Técnico e em parceria com o SEBRAE-MT, Agência de Alta Floresta, desenvolve um programa pioneiro na região norte do Estado de Mato Grosso para o melhoramento genético em Gado Leiteiro através da Técnica de Transferência de Embrião, com foco na Agricultura Familiar.

Na 1ª etapa do Programa foram atendidos 14 produtores nos municípios de Terra Nova do Norte, Colíder e Guarantã do Norte com o objetivo de produzir 45 prenhezes usando a metodologia de fertilização in vitro (FIV), que consiste em realizar a aspiração folicular das doadoras e fecundação do óvulo com o espermatozoide no laboratório produzindo embriões sexados, transferindo em receptoras sincronizadas protocolo hormonal. Após 60 dias das transferências foram realizados os diagnósticos de gestação e sexagem fetal por meio de ultrassonografia. Este processo foi executado pela empresa credenciada, a IN VITRO BRASIL, em todas as suas etapas com o auxílio do Departamento Técnico da Coopernova.

A Genética utilizada pelo programa são de touros provados e matrizes leiteiras selecionadas de alto potencial leiteiro com produções de 5.000 Kg a 9.000 Kg de leite em 305 dias de lactação para a produção de animais Girolando ½ e ¾ e tendo o objetivo de produzir no mínimo 85% de prenhezes fêmeas.

Os recursos financeiros foram aportados pelo SEBRAE em 60% (sessenta por cento) com a contrapartida de 40% (quarenta por cento) da COOPERNOVA, sendo que os produtores selecionados participaram com a disponibilização de matrizes para servirem de receptoras dos embriões fertilizados.

O programa iniciado em outubro de 2016, estendeu até abril de 2017 começando com a seleção das receptoras e instituiu-se um plano nutricional visando melhores resultados no momento da sincronização até a transferência dos embriões. Como resultado, o programa teve diagnóstico de gestação aos 60 dias obtendo 49 prenhezes confirmadas.

 

 

NASCEM AS PRIMEIRAS PRENHEZES

Em novembro de 2017 começaram a nascer as primeiras prenhezes, com um índice total de 79.6% de nascimentos em relação as prenhezes confirmadas aos 60 dias.

A avaliação da Cooperativa, bem como do SEBRAE, é de que o programa atingiu seu objetivo que culminará com o aumento da produção de leite nas propriedades beneficiadas, melhorando a produção com o aumento da produtividade média, já que se espera destas prenhezes produção superior a 20 litros de leite por animal na fase adulta, salienta o Médico Veterinário Cleber Ferreira Ramos Rodrigues, coordenador do Programa na Coopernova.

O programa já tem sua 2ª. etapa programada para o 1º. Semestre de 2018 com a implantação de mais 90 embriões fertilizados.

A COOPERNOVA recebe diariamente 160.000 litros de leite produzidos por mais de 1.455 produtores de leite e 5 cooperativas filiadas. A região norte do Estado é a 2ª maior bacia leiteira do Estado contribuindo para Mato Grosso ser o 9º Maior Produtor de Leite do País.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.