Coopernova e CTG realizam “2º Agroleite – MT” e o “13º Costelão da Independência”

A Coopernova, em parceria com o CTG Querência Nova, realizou nos dias 06, 07 e 08 de setembro, o “2º Agroleite-MT” e o “13º Costelão da Independência” em Terra Nova do Norte – MT, atraindo público de vários estados do país.

Publicado em 18 de Setembro de 2019 às 10:45

A Coopernova, em parceria com o CTG Querência Nova, realizou nos dias 06, 07 e 08 de setembro, o “2º Agroleite-MT” e o “13º Costelão da Independência” em Terra Nova do Norte – MT, atraindo público de vários estados do país. O evento reuniu expositores de produtos agropecuários, máquinas e equipamentos agrícolas, bovinos e matrizes leiteiras, palestras técnicas e apresentação de um queijo gigante e uma deliciosa goiabada de 425 kg.

O evento teve início às 8:30 horas do dia 06 de setembro com a abertura oficial pelos representantes da Coopernova: Milton José Dalmolin, Odomeno Paimel Franco, Valdomiro Fernandes e Carlos Antônio Távora Araújo. Em seguida foram realizadas palestras técnicas sobre o “Conforto térmico para o gado leiteiro” e sobre “Qualidade do leite e instruções normativas 76 e 77”, pelo pesquisador da Embrapa, Dr. Luciano Bastos Lopes, médico veterinário com doutorado em epidemiologia e doenças infecciosas.

Às 11:00 horas foi realizada a palestra “Mudando de vida produzindo leite”, pelo Sr. Nivaldo Michetti, produtor de leite de Paranaíta, que contou sua experiência com o leite ao longo dos anos. Em seguida houve entrega de certificado e premiação para os dez associados que apresentaram melhor qualidade do leite no período de julho de 2018 a julho de 2019.

No período da tarde, no stand da Coopernova, foi realizada comercialização de reprodutores e matrizes da raça girolando que estavam expostos no evento. E o sorteio de dois televisores e dois notebooks para os associados que estavam presentes com os cônjuges.

Dia 07 de setembro foi dia de atrações culturais, iniciando com café da manhã às 7:00 horas, Missa Crioula às 10:00 horas e às 12:00 horas foi servido o almoço com costelão. À tarde a animação ficou por conta do “Grupo Gaitaço”, com baile animado de tradição gaúcha.

Já no dia 08 de setembro, às 09:00 horas foi realizada palestra sobre “Criação de bezerros e colostragem”, pelo Sr. Alexandre Scarpa, médico veterinário e zootecnista. Em seguida foi realizada palestra sobre “Importância do melhoramento genético do rebanho leiteiro”, pelo Sr. Eberson Bezerra Ponzio, médico veterinário. Às 11:00 horas foi realizada palestra sobre “Correção de solo”, pelo Sr. Jocenir Cerbaro, técnico em agropecuária, agrônomo e especialista em manejo e fertilidade de solo pela ESALQ-SP. 

Ao meio dia, a tradicional feijoada foi servida pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Terra Nova do Norte – MT. E às 15 horas foi o momento mais esperado: Apresentação do Queijo Gigante de 1817 Kg e de uma Goiabada de 425 Kg, recebendo aplausos do público, que ganhou um pedaço de queijo e um pedaço de goiabada.

No encerramento, o “Grupo Gaitaço” voltou a animar o evento.

Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o evento, deixando expectativas para o próximo ano.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.