COOPERNOVA é destaque no IV WORKSHOP DOS SECRETARIOS DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E TURISMO DE MAT

Cooperativismo é destaque no IV Workshop de Secretários

Publicado em 29 de Outubro de 2013 às 07:04

(24/10/2013)
“Uma andorinha sozinha não faz verão”. Foi assim que começou a palestra sobre Políticas Públicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o Cooperativismo, no IV Workshop de Secretários Municipais da Associação Mato-grossense dos Municípios. O diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, Erikson Chandoha, iniciou sua fala chamando a atenção dos participantes para a necessidade de organizar os pequenos produtores rurais.

De acordo com o diretor, existem hoje no Brasil 1561 cooperativas com cerca de 1 milhão de associados e correspondem por 18, entre as 100 maiores empresas agropecuárias. Ainda segundo Chandoha, 50% da produção de alimentos do país passam, em algum momento, por algum tipo de cooperativas. No Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso são 208 cadastradas.

O Denacoop é um departamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa. Ele foi criado com a função de apoiar, fomentar e promover o cooperativismo rural brasileiro. Erikcon Chandoha esclareceu que. apesar do suporte oferecido pelo poder público, a criação de cooperativas independe de autorização governamental, de acordo com a Constituição Federal de 1988.

Entre as frentes de atuação do Denacoop foram destaque na apresentação: a parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, com ações de mapeamento; a profissionalização da agricultura familiar; a formação da juventude cooperada, com vistas para a sucessão do agronegócio, ensino e formação; a equidade de gêneros, no incentivo da participação da mulher nas organizações; o desenvolvimento sustentável; o incentivo às cooperativas de pequenos produtores, inclusive agricultores familiares; linhas de crédito específicas; e iniciativas internacionais.

Dando sequência ao assunto, foi apresentado o caso da Cooperativa Agropecuária Mista Terra Nova (Coopernova). O presidente da associação, que tem sede no município de Terra Nova do Norte, Daniel Robson, também destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do agronegócio no país. “O cooperativismo é a moeda do terceiro milênio”, resumiu o presidente.

A estrutura fundiária da região Centro Oeste é concentradora. Cerca de 10% das propriedades rurais, grandes e médias, correspondem a mais de 70% da área ocupada. Já os pequenos produtores, 68%, ocupam menos de 10% do território.

O estado de Mato Grosso não foge a esse perfil. De acordo com o presidente da cooperativa, 80% dos associados têm áreas inferiores a 100 hectares, o que dificulta investimentos e encarece a industrialização.

A Coopernova foi criada no dia 31 de outubro de 1987, quando foi desmembrada da Coopercana. A princípio, desenvolvia atividades de cultivo, recepção, secagem, armazenamento e comercialização. Os principais produtos eram o arroz, milho, feijão, algodão e crotalária, utilizada para recuperação de solos.

Robson explicou que com o fim do garimpo houve necessidade de expansão da atuação da entidade. Por isso, foi realizado um estudo sobre as principais afinidades produtivas da região, que norteou anos de investimentos. Hoje, a Coopernova é responsável pela instalação e funcionamento de diversas agroindústrias na região Norte. Ela oferece aos associados atividades nas áreas de bovinocultura, fruticultura e ovinocultura; projetos e assistência técnica, produção de mudas, ração e concentrado; e loja de produtos agroveterinários.

A Coopernova recebeu o selo da agricultura familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pela importância do trabalho na região. Apenas com incentivos fiscais, a empresa arrecadou R$ 10 milhões, que foram investidos em melhorias para o pequeno produtor mato-grossense.

Para finalizar o assunto, foi realizada uma Mesa Redonda com o tema “Cooperativismo, Associativismo, Pnae, PAA e Inclusão Fiscal do Produtor Primário”. A Mesa foi integrada por representantes da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Companhia Nacional de Abastecimento, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae).

Foto: Vicente de Sousa

Agência de Notícias da AMM

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.