III-Torneio Leiteiro

A Acrileite realizou o III-Torneio Leiteiro em Terra Nova do Norte.

Publicado em 23 de Agosto de 2013 às 15:26

Um dos eventos de destaque da 8ª Expoterra foi o III Torneio Leiteiro Estrelas do Leite, conforme os organizadores o desempenho obtido pelos animais nesta edição superaram  as expectativas , disse o Presidente da Acrileite SR. Valmir Carlos Roveda, e disse ainda que essa é uma das formas de valorizar e incentivar os produtores de nossa região a investir na genética .

Este Torneio Leiteiro é realizado com a parceria entre a Associação Norte Matogrossense dos Criadores de Gado Leiteiro (Acrileite), Cooperativa Agropecuária Mista Terra nova (Coopernova) e a Associação dos Criadores de Terra Nova (Acriterra).

Foi realizado nos dias 06 a 09 de Agosto de 2013, no recinto de Exposição da Acriterra, e teve 12 participantes dos Municípios de Colíder, Nova Guarita, Matupá, Guarantã do Norte e Terra Nova do Norte, todos associados da Coopernova e Acrileite.

Durante o Torneio Leiteiro as vacas passam por duas ordenhas diárias. As duas primeiras ordenhas na abertura do Torneio Leiteiro (07/08) já demonstrou que a disputa seria acirrada, pois a diferença de produção entre as primeiras colocadas eram próximas, e essa disputa continuou até o ultimo dia da pesagem, quando o animal Bonita do Sr. Dulcimar Machado se destacou com uma produção no ultimo dia de 42,400KG, segurando uma média diária de 42,022Kg/dia, a segunda colocada o animal Dilma Zanovello, do Sr. Carlos Zanovello, obteve uma produção de 42,670Kg no ultimo dia, mais que a primeira colocada, e segurou uma média de 40,745kg/dia, já a terceira colocada o animal Aifa do Sr. Ricardo Bachiega, obteve uma produção no ultimo dia de 37,420Kg, e segurou uma média de 36,887kg/dia, porém a disputa estava entre as duas primeiras, pois caso o torneio fosse mais longo, a segunda colocada poderia se destacar de acordo com o seu rendimento durante os dias de torneio, pois de acordo com o produtor o animal chegou produzir 48kg de leite dia.

Com esse resultado a vaca Bonita do Sr. Dulcimar Machado, Sitio Machado II, Comunidade Sagrada Família, ficou com o titulo de Bicampeã, pois no ano passado foi a grande campeã do torneio leiteiro.

No dia 10 de agosto foi realizado o tradicional leilão Estrelas do Leite, durante a Exposição, também capitaneado pela Acrileite, foram  ofertados e vendidos 50 lotes de vacas e novilhas leiteiras.

 

Clique AQUI  e confira outras fotos do evento.

Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.